Fatores que impactam a comunicação em empresas familiares: revisão

Vanessa Moreno PONTEDURA, Filomena Maria FORMAGGIO

Resumo


O presente artigo estuda os fatores que impactam a comunicação efetiva em empresas familiares com a capacidade econômica cadastrada como sendo de pequeno porte. Os objetivos desse trabalho incidem sobre a contextualização de empresa familiar, inclusive no Brasil, abordando especificamente as empresas de pequeno porte (EPP). Outro objetivo desse estudo é conceituar a comunicação empresarial, compreendendo seus tipos, características e sua importância. E por fim descrever os principais fatores que influenciam os ruídos na comunicação em empresas familiares de pequeno porte. Para tanto, a metodologia utilizada baseou-se em apuração bibliográfica do tipo exploratória-descritiva em fontes secundárias. As empresas familiares são modelos de negócio com grande representatividade para a economia do Brasil, e para administrá-las é importante que exista uma gestão profissional. Os interesses do negócio são prioridades, sendo assim, é preciso distingui-los das relações familiares, as quais podem acabar se confundindo com o propósito da organização e levá-la ao insucesso empresarial. Esse estudo constatou que a comunicação efetiva nessas empresas é impactada, principalmente, por conflitos familiares mal resolvidos, em decorrência dos laços afetivos. Tais fatores influenciam o clima organizacional, a motivação dos funcionários, impactam a saúde financeira da empresa, dentre outras consequências para o negócio. Sendo assim, para sobreviver no mercado competitivo é necessário aperfeiçoamento contínuo da gestão, aplicação das funções básicas da administração e busca constante ao aperfeiçoamento e melhoria contínua da comunicação empresarial.


Palavras-chave


Empresas Familiares; Comunicação Empresarial; Pequenas Empresas.

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