Práticas Educativas do Associativismo no Ensino Superior uma comparação entre Brasil e Moçambique

Tonito FRANCISCO, Bárbara Sicardi NAKAYAMA, Luciana Cristina Salvatti COUTINHO

Resumo


O presente artigo aborda os diversos aspetos que envolvem as práticas do associativismo na educação superior tentando enfatizar especialmente seu aspeto conceitual. Busca-se, como ponto de referência para explicar e refletir esta modalidade educativa, sua própria construção histórica e as demandas da sociedade estudantil. Focada no volume numérico das associações no Brasil, em Moçambique e no engajamento dos indivíduos associados. De igual modo pretende comparar os artigos, publicados no Brasil e Moçambique, dos estudantes universitários Brasileiros e Moçambicanos, buscando mapear, títulos, resumos, palavras chave e todo o arcabouço teórico construído por alguns autores, pesquisadores, brasileiros e moçambicanos sobre a temática. O artigo promove também uma aproximação com o objeto de estudo, cujo interesse é a reflexão sobre as práticas de associativismo na educação superior, utilizando e discutindo conceitos como educação, práticas educativas, associativismo. Sabe-se que toda a humanidade tem uma educação, a moral, como seu guia, enquanto a cívica representa o modo de cidadania e de responsabilidade perante ao individuo e aos outros, onde a consciência sobre os deveres, direitos, atitudes e comportamentos são demonstrados pelo respeito dos valores e das respetivas instituições de ensino.

Palavras-chave


Educação; Associativismo; Desenvolvimento

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