Marketing digital como propulsor de desempenho de micro e pequenas empresas em Rio das Pedras – SP

Gabriela Fernanda MARCONATO, Luís Eduardo VICENTIN, Valéria Cristina SCUDELER

Resumo


Devido ao avanço tecnológico dos últimos anos, a internet tem sido um dos meios de comunicação mais utilizados para fins pessoais e profissionais. Frente a esse cenário, as estratégias de marketing digital ganham cada vez mais espaço no mercado. Sendo assim, o presente artigo tem como objetivo abordar os conceitos básicos de marketing e marketing digital, destacar as principais ferramentas do marketing digital, conceituar micro e pequenas empresas bem como compreender seus desafios no mercado digital, analisar os ganhos (desempenho e visibilidade) que o marketing digital proporciona às micro e pequenas empresas e compreender a utilização das mídias sociais, sua abrangência e o reflexo na eficiência dessas empresas. A metodologia da pesquisa se deu por meio de revisão bibliográfica e uma pesquisa de campo com os micro e pequenos empresários da cidade de Rio das Pedras – SP, a fim de verificar o quanto as mídias e redes sociais influenciam na eficiência e desempenho econômico do comércio local. Como resultado, ficou demonstrado que o uso do marketing digital é válido como propulsor para o desempenho de micro e pequenas empresas, uma vez que auxilia na interação, aproximação e divulgação da empresa com os clientes e população local.

 

Palavras-chave: Marketing digital; Mídias sociais; Micro e pequenas empresas; Pesquisa de campo.

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