Marketing sensorial e a influência no comportamento do consumidor

Danilo Medeiros MARQUES, Maria Helena BERNARDO

Resumo


No cenário atual, muito se tem discutido sobre os impactos das técnicas de marketing envolvidas no processo de captação da atenção do consumidor moderno. Com a ampliação de mídias sociais e tecnologias, o cliente tornou-se um alvo das propagandas e técnicas midiáticas de intenção e propagação ao consumo. Com a extensão constante da era da informação, a sociedade se encontra informatizada e com interesses preestabelecidos. Para isso, a função do marketing sensorial assegura-se em captar a atenção e estimular o desejo de consumo. Sendo assim, o artigo proposto tem como objetivo identificar, por meio de revisão bibliográfica, as técnicas utilizadas pelo marketing sensorial na percepção do indivíduo e sua influência no processo de decisão de compra, assim como seu impacto no comportamento dos consumidores. Isto é fundamental para que o tema seja exposto, aprofundando-o academicamente e desenvolvendo-o, já que a comunicação deve ser equilibrada entre a clareza e a subjetividade, com o objetivo de desvendar o cérebro do consumidor. Pode-se concluir que as técnicas visuais de estímulo são as mais utilizadas. Contudo, os demais sentidos tais como tato, audição, paladar e olfato possuem características que permitem a captação da atenção e a associação à memória.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


______________________________________________________________
FATEC Piracicaba - www.fatecpiracicaba.edu.br