Alunos da Fatec Piracicaba participam da final do Desafio Inova

 

 

      

 

   Incentivar o desenvolvimento de projetos para além da sala de aula é uma das maneiras de colocar em prática o conhecimento dos alunos. E com base nessa motivação, duas equipes de alunos da Fatec Piracicaba Deputado Roque Trevisan foram selecionadas para participarem da final do Desafio Inova Paula Souza, que ocorrerá na próxima sexta-feira (27) na sede administrativa do Centro Paula Souza, em São Paulo. O desafio tem o objetivo de selecionar projetos inovadores e dinamizar o desenvolvimento do empreendedorismo e da criação de Lean Startups.

  Com o projeto GPBrix, os alunos do curso superior de tecnologia em Biocombustíveis, Claudio Gomes Angeli, Adalberto Belchior da Silva Sanfe e Matheus Vitória, apresentam um equipamento que se trata do acoplamento de um GPS a um Refratômetro de Brix, que faz uma análise contínua da cultura da cana de açúcar, que será colhida no seu momento ideal de maturação. O objetivo é mapear uma região por meio da análise da matéria-prima via satélite, o que levará a uma colheita mais acertada quanto ao teor de sacarose que a cana ideal deve conter ao chegar à indústria. “A inspiração para a criação do projeto veio no curso de Biocombustíveis, que proporcionou conhecimento na área e interesse em querer atuar no setor sucroalcooleiro, buscando tecnologia e inovação para o mercado”, explicou o aluno Cláudio.

   Natalia Miranda Henrique, aluna do curso superior de tecnologia em Gestão Empresarial, apresentará o sistema AtypicalShop, uma loja virtual onde é possível fazer a projeção tridimensional da roupa, ou seja, o cliente tem a oportunidade de visualizar a peça que deseja comprar em seu corpo. Com o sistema, a pessoa envia uma foto para o site e informa as medidas, e ao escolher as peças, terá mais segurança na compra por poder experimentar a roupa virtualmente. “Hoje as mulheres modernas têm pouco tempo para frequentarem lojas físicas, e precisam com facilidade provar as peças de roupa que desejam, sem saírem de casa”, explica a aluna Natália.

  Dentre 2278 projetos do Estado de São Paulo, os dois selecionados da Fatec Piracicaba estão concorrendo à final, cuja apresentação ocorre para uma comissão de avaliação com a participação de mentores empresários que atuam na respectiva área no seu entorno socioeconômico, buscando os melhores trabalhos para investimento.

Sobre o Desafio Inova

O Desafio Inova é uma competição organizada pelo Centro Paula Souza em modelo de negócios, apresentado em Canvas com projetos que tenham como base a relação entre o que é técnica ou tecnologicamente factível e o que é viável, buscando a contribuição para atender as necessidades da sociedade e contribuir para o desenvolvimento sustentável. A premiação que ocorre em 27 abril de 2018 é o processo final do Desafio Inova iniciado ano passado.