Fatec Piracicaba recebe nota quatro no Enade

 

(08-03-2017)

O curso superior de Tecnologia em Gestão Empresarial da Fatec Piracicaba Deputado Roque Trevisan obteve nota quatro no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). O resultado da avaliação referente ao ano de 2015 foi divulgado hoje (08) pelo Ministério da Educação (MEC).

O curso Gestão Empresarial teve início em 2010 e já passou por duas avaliações do Enade. “Por duas edições consecutivas conquistamos a nota quatro e esse resultado aponta que a Fatec Piracicaba tem qualidade no ensino superior e que estamos oferecendo ao mercado profissionais competentes”, explica a coordenadora do curso de Gestão Empresarial, Vanessa de Cillos Silva.

Foram avaliados 8.121 cursos pelo Enade sobre os seguintes pontos: rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. Dados do Portal Brasil apontam que 0,3% dos cursos obtiveram conceito 1; 11%, conceito 2; 57,7%, conceito 3; 26,5%, conceito 4 e 1,1%, o conceito 5.

 

Cursos superiores

Tecnologia em Alimentos - O Tecnólogo em Alimentos é o profissional que planeja, executa, coordena, controla e supervisiona processos de produção de alimentos e de bebidas. Participa de pesquisas para melhoria, para adequação e para o desenvolvimento de novos produtos e processos. Planeja, realiza e coordena inspeções sanitárias na indústria de alimentos e em ramos afins. Implanta sistemas de garantia da qualidade de alimentos, atendendo normas e padrões nacionais e as exigências do mercado internacional. Orienta as atividades relacionadas à manutenção de equipamentos empregados nos processos das indústrias de alimentos. Controla a qualidade de serviços de alimentação, objetivando a proteção à saúde dos consumidores. Gerencia serviços de atendimento a consumidores de indústrias de alimentos.

Tecnologia em Biocombustíveis - O tecnólogo dessa área atua na cadeia de produção, comercialização e utilização de biocombustíveis sólidos, líquidos e gasosos. Planeja, monitora, gerencia e controla matérias primas, produtos, coprodutos, processos e fatores de produção. Trabalha na pesquisa de novas tecnologias e de processos de produção de energia e de gestão ambiental. Elabora documentação técnica relativa aos processos em que atua, obedecendo às legislações e às normas locais, nacionais e internacionais. A promoção da sustentabilidade, em seu conceito amplo, da conservação ambiental e da inclusão social, devem ser princípios orientadores da atuação desse profissional.

Tecnologia em Gestão Empresarial - O tecnólogo desta área elabora e implementa planos de negócios, utilizando métodos e técnicas de gestão na formação e organização empresarial especificamente nos processos de comercialização, suprimento, armazenamento, movimentação de materiais e no gerenciamento de recursos financeiros e humanos. A habilidade para lidar com pessoas, a capacidade de comunicação, o trabalho em equipe, liderança, negociação, busca de informações, tomada de decisão em contextos econômicos, políticos, culturais e sociais distintos, são requisitos importantes a esse profissional.