Biocombustíveis

 

 

DADOS GERAIS DO CURSO:

Carga horária total: 2400 horas (atende CNCST), mais 240 horas de Estágio Curricular e 160 horas de Trabalho de Graduação, perfazendo 2800 horas;

Período Letivo: semestral, mínimo de 100 dias letivos por semestre; Duração: 3 anos (6 semestres);

Vagas semestrais: 40 para o turno noturno.

 

   Profissionais com reconhecimento pelo Conselho Regional de Química (CRQ), os Tecnólogos em Biocombustíveis são aptos para atuar em diversas áreas do setor desde o setor produtivo até o desenvolvimento de pesquisa e inovação de novos produtos.

 

PERFIL PROFISSIONAL:

 

   O Tecnólogo em Biocombustíveis atua na área da produção, consumo, distribuição, pesquisa, desenvolvimento e aplicações de biocombustíveis tais como bioetanol, biodiesel, biogás, entre outros. O profissional pode exercer função tanto em empresas produtoras de matéria-prima, como nas indústrias de biocombustíveis, em institutos de pesquisa, laboratórios de análises e universidades.

   Compete ao tecnólogo executar atividades ligadas ao biocombustível de forma a aperfeiçoar os recursos tecnológicos, humanos e ambientais; Gerenciar atividades operacionais e empreendedoras na área dos biocombustíveis; Aperfeiçoar e a inovar nas áreas científicas e tecnológicas; Entender e compreender os impactos sociais, econômicos e ambientais resultantes da gestão e aplicação das novas tecnologias na área dos biocombustíveis, acompanhando as mudanças no setor; Suprir demanda existente de mão-de-obra especializada; Operar instalações e manutenção na área dos biocombustíveis; Assumir posições de gerenciamento operacional; Operacionalizar as novas tecnologias da área dos biocombustíveis.

 

OBJETIVOS GERAIS DO CURSO:

   Oferecer-lhe formação tecnológica e científica que o habilite a atuar em diferentes áreas do setor de biocombustíveis, inclusive a de serviços de assessoria autônoma junto a empresas produtoras de energias alternativas.

   Capacitá-lo ao aperfeiçoamento profissional, requisito básico para desempenhar as suas funções de maneira efetiva além de incentivar o desenvolvimento de valores sobre responsabilidade social, econômica e cultural. 

   Habilitá-lo para tomada de decisões eficazes em um mundo diversificado e em constante evolução, onde existe a necessidade da preocupação com o ambiente e gestão de resíduos.

   Ter capacidade de planejamento e desenvolvimento da própria carreira profissional com competência para conciliar sua função de especialista com visão generalista, de modo a entender a organização em sua totalidade.

 

Coordenadora: ANA LUCIA PIEDADE SODERO MARTINS PINCELLI

Email: ana.pincelli@fatec.sp.gov.br  

Telefone: 19 3413-1702 ramal 214

 

 

CLIQUE AQUI PARA CONFERIR A MATRIZ DO CURSO DE BIOCOMBUSTÍVEIS